OFICINAS/MINICURSOS
26/06/2019
MANHÃ - Horário: 9h às 11h30
O ENCONTRO: O CORPO É O PRINCÍPIO
Responsável: Wellington Nonato Borges Sobrinho
Local: Sala 107 – Bloco D
Número de vagas: 20
Resumo: Tendo como base a prática da pedagogia teatral e a consideração do corpo como o elemento principal, o participante da oficina será provocado a perceber a sua totalidade por meio de jogos que despertam a prontidão; ele adquirirá uma nova forma de construção do pensamento por meio do seu corpo. A proposta tem por intenção destacar os princípios da cultura Afro-brasileira, possibilitando a criação e a experimentação diante de novas formas de se entender o fazer-teatral.
GÊNERO E SEXUALIDADE: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA SOBRE COMO ESSES CONCEITOS FIGURAM NA FORMAÇÃO DOCENTE
Responsável: Priscila Viana da Rocha
Local: Sala 206 – Bloco G
Número de vagas: 20
Resumo: Como os cursos de formação de professores têm lidado com os conceitos de gênero e sexualidade? Como isso reflete na prática docente? Essas questões guiam o presente minicurso juntamente às reflexões acerca da realidade social brasileira que tem vivenciado diversos tipos de violência, inclusive no espaço escolar. Nessa perspectiva, de uma forma interdisciplinar, nos apoiaremos em reflexões que possibilitam a resistência e o cruzamento de limites opressores da dominação por gênero e por orientação sexual.
VIEW POINTS
Responsável: Taianã de Oliveira Mello Garcia
Local: Sala Mercedes Baptista – Prédio Cenacam
Número de vagas: 20
Resumo: Improvisação e composição do movimento. O gesto e o espaço criativo.
HISTÓRIA DA ARTE
Responsável: Raquel Fernandes
Local: Sala 202 – Bloco G
Número de vagas: 20
Resumo: A arte moderna e as implicações no modernismo brasileiro.
DANÇA-TEATRO
Responsável: Yasmin Coelho
Local: Sala de Espelhos - Ginásio
Número de vagas: 20
Resumo: A oficina tem o objetivo de trabalhar a expressividade e a conscientização do movimento para composições coreográficas em dança-teatro. O movimento dos gestos e dos olhares compõe o texto não-verbal. A fala do ator é inscrita no corpo. O corpo se dá a ler como um texto. O imaginário criativo, motiva e impulsiona o processo de construção das cenas coreografadas. Os intérpretes-criadores serão levados a construir dramaturgias corporais a partir de elementos motivadores, tais como emoções, ideias, imagens, memórias, estímulos sonoros e textuais.
TARDE - Horário: 13h às 15h30
O CORPO EMPREENDIDO NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
Responsável: Wellington Nonato Borges Sobrinho
Local: Sala Mercedes Baptista – Prédio Cenacam
Número de vagas: 20
Resumo: Considerando o corpo como campo de produção epistemológica, trazemos conceitos da cultura afro-yorubana para uma nova forma de entendimento. Dispomos de conceito filosófico que considera a oposição ao logocentrismo que herdamos de nossas bases filosóficas em nossa experiência ocidental. Trazemos para o campo conceitos da prática da pedagogia teatral e construímos uma proposta de prática que busca despertar um olhar sensível para construções e conhecimentos estabelecidos no corpo.
GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS E BASES CIENTÍFICAS
Responsável: Jonas Defante
Local: Laboratório de Informática – Sala 123.2 – Bloco B
Número de vagas: 20
Resumo: A oficina busca orientar a utilização das Bases Científicas Scielo e Scopus, bem como o software de gerenciamento de referências (Zotero). O bom uso dos recursos disponíveis do gerenciador de referências otimiza o tempo despendido para a produção de trabalhos acadêmicos, elaborando referências e citações, assim como armazenando metadados e arquivos que serão utilizados nas produções textuais de escrita acadêmica.
MÚSICA EM CENA: RITMO, AFINAÇÃO, HARMONIA, IMPROVISAÇÃO E PERCEPÇÃO MUSICAL A PARTIR DE PRÁTICAS VOCAIS E CORPORAIS NO TEATRO
Responsável: Diogo Rebel e Carvalho
Local: Sala Kapi – Prédio Cenacam
Número de vagas: 20
Resumo: A prática do fazer musical em conjunto é, desde a antiguidade, uma das formas de manifestação e expressão mais utilizadas pelo homem. A música movimenta, mobiliza, e por isso contribui para a transformação e desenvolvimento. Seja como instrumento de comunicação, reflexão, louvação, ou para simples entretenimento, é inegável a força da linguagem musical quando expressa através da voz e do corpo. Durante a oficina “Música em Cena” serão trabalhados aspectos musicais como técnica vocal, ritmo, afinação, improvisação, harmonia, repertório etc, bem como aspectos não-musicais, incluindo auto-estima, desinibição, comunicação, sensibilidade, expressão e criatividade.
O OLHAR FOTOGRÁFICO E OS PRINCÍPIOS DA FOTOGRAFIA
Responsável: Leonardo Vasconcelos
Local: Sala 202 – Bloco G
Número de vagas: 20
Resumo: Breve história da imagem fotográfica e alguns aspectos técnicos que nos ajudam na educação do olhar.
TEATRO FÍSICO E ESTÉTICA DA EROSÃO
Responsável: Casa Duna
Local: Sala 107 – Bloco D
Número de vagas: 20
Resumo: O artista plástico e diretor de teatro Fernando Codeço fará uma demonstração do treinamento que vem desenvolvendo para a preparação dos atores-performers do Grupo Erosão. Treinamento que se inspira em propostas conceituais do “Teatro da Morte” e do “Teatro Zero” de Tadeusz Kantor, em princípios técnicos de Rudolf Laban, Étienne Decroux e em elementos do método dos Viewpoints de Anne Bogart e Tina Landau.
DESEQUILÍBRIOS, ROLAMENTOS E QUEDAS: TREINAMENTO ACROBÁTICO TEATRAL
Responsável: Natalíe Maciel Rodrigues
Local: Sala de espelhos - Ginásio
Número de vagas: 20
Resumo: Esta oficina propõe uma investigação corporal explorando o equilíbrio, o desequilíbrio, a queda e a precisão das ações. Realizaremos um treinamento acrobático para iniciantes, com foco no desenvolvimento da consciência corporal.
NOITE - Horário: 19h30 às 22h
PALHAÇO: ARTESANIAS DE SI
Responsável: André Luiz Rodrigues Ferreira
Local: Sala Mercedes Baptista – Prédio Cenacam
Número de vagas: 20
Resumo: Através de jogos e dinâmicas os participantes experienciarão uma breve inserção na linguagem da palhaçaria. Investigando o palhaço como a menor máscara do mundo - a que menos cobre e a que mais revela – ele é autoral e, ao mesmo tempo, só existe em contato com o outro, no encontro entre diferenças e antagonismos. Este minicurso busca desconstruir algumas visões que tendem a assimilar a palhaçaria como busca pela psicologização e docilização deste arquétipo nas artes da cena.
STENCIL
Responsável: Pablo Malafaia
Local: Sala 204 – Bloco G
Número de vagas: 20
Resumo: O Stencil é uma técnica de impressão que utiliza de forma manual aplicações sobre diversos suportes através de imagens e fotografias a partir de uma matriz vazada. Apresentando uma técnica milenar que hoje tem seu ponto forte na arte urbana, o objetivo da oficina é possibilitar o primeiro contato com a técnica no intuito de estimular novos adeptos. Não é necessário ter conhecimento técnico ou habilidade artística, basta apenas se identificar com o assunto.
TEATRO DO OPRIMIDO
Responsável: Mateus Gonçalves
Local: Sala 107 – Bloco D
Número de vagas: 20
Resumo: A oficina contará com joguexercícios desenvolvidos por Augusto Boal e colaboradorxs, ao longo de décadas de trabalho junto a diferentes coletivos artístico-sociais de várias partes do mundo. Pretende-se sensibilizar xs participantes para essa proposta de fazer teatral que coloca cada praticante no centro da ação criativa, de modo a promover a reflexão e a superação de situações de opressão.
ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO ENSINO APRENDIZAGEM EM GRUPO
Responsável: Victor Matos de Oliveira
Local: Auditório Reginaldo Rangel
Número de vagas: 20
Resumo: Oficina voltada para professores de violão que discutirá propostas didático-metodológicas, desafios e possibilidades baseadas na obra de diversos autores para o ensino coletivo do instrumento.
ATENÇÃO
A inscrição para as Oficinas/Minicursos deverá ser realizada no ato do credenciamento.
As vagas são limitadas!
GT's
27/06/2019
Horário: 15h às 17h30
GT 1 - ATUAÇÃO DAS PROFESSORAS E PROFESSORES DE ARTE NA ESCOLA
Responsável: Danuza Rangel
Número de vagas: 20
Local: Sala 202 – Bloco G
GT 2 - ENSINO DA ARTE: FORMAÇÃO, CURRÍCULO E MERCADO DE TRABALHO
Responsável: Monica Cristina Mesquita de Souza
Número de vagas: 20
Local: Sala 201 – Bloco G
ATENÇÃO
A inscrição para os GT's deverá ser realizada no ato do credenciamento.
As vagas são limitadas!